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quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Questões práticas para aquisição de um barco.(1)

Esta é uma publicação baseada exclusivamente na minha experiência para comprar um barco, portanto não esgotarei o assunto, mas pretendo esclarecer alguns pontos importantes na hora de escolher um barco a ser comprado.
(1) Considerações Iniciais.
Antes de se decidir por impulso, pergunte qual a real necessidade a ser suprida pelo barco:
- O barco é para: - lazer / transporte de passageiros / transporte de carga / transporte de passageiros e carga / viagens ou cruzeiros...
- Qual o número de pessoas que estarão a bordo e qual a carga a ser transportada
- Navegará em águas abrigadas, mar aberto (navegação costeira), mar aberto (navegação oceânica entre continentes)
- Qual a necessidade de velocidade a ser desenvolvida pela embarcação. Barco veloz, barco lento.
- Qual a intensidade de uso da embarcação: diária, semanal, mensal...
- Onde o barco vai ficar guardado quando não estiver em uso? Vai ser na marina de um clube, em casa, no trabalho...
- Como o barco será colocado e retirado da água?
Todas estas e várias outras questões devem ser respondidas antes de você decidir qual barco irá comprar. Algumas informações são particularmente vitais, pois muitas pessoas escolhem errado sua embarcação e acabam sem conseguir usufruir. A adequação da realidade de cada um e da necessidade é fundamental. Vamos a alguns exemplos práticos:
a) Uma embarcação com motor de centro/rabeta ou motor de popa, não pode ficar direto na água do mar, tem que ser retirada semanalmente para limpeza das articulações e dutos e adoçamento do motor.
b) Uma vaga náutica seca no Rio de Janeiro pode custar muito mais caro que a própria embarcação, portanto, defina primeiro sua infraestrutura depois defina o barco. Em clubes mais populares uma vaga seca pode custar entre R$20.000 e R$50.000, a taxa de manutenção da vaga pode variar entre R$150 e R$ 600 e um marinheiro para limpar o barco uma vez por semana pode cobrar entre R$100 e R$500 por mês dependendo do tamanho do barco.Portanto o custo pode ser alto demais.
c) Vagas molhadas como em Pier ou Poita podem e devem ser consideradas, pois muitas vezes são mais baratas. Devo relembrar que não é qualquer barco que pode ficar direto dentro d'água. Há também necessidade de limpeza e pintura de fundo com grande frequência em barcos que ficam dentro d'água.

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