Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de abril de 2013

E o futuro?

O que devemos esperar para o futuro? Todos nós temos nossas opiniões, nossos palpites, nossos sonhos e nossas expectativas. Mas de fato o que podemos ver hoje que indica o que vem pela frente está mais para uma tragédia do que para um filme de ficção científica nos moldes de Jornada nas Estrelas. Vemos hoje as pessoas se tornando cada vez mais individualistas e ensimesmadas em suas redomas tecnológicas. Consumismo e busca por resultados imediatos dá a tônica de toda a cultura capitalista disseminada ao longo das últimas 6 décadas. Já vimos que isso não é sustentável e nem torna as pessoas mais felizes, muito pelo contrário, cria angústias intermináveis por não conquistar metas inatingíveis, joga as pessoas em frustrações sucessivas e uma sensação geral de fracasso na vida. Se você já se sentiu assim, frustrado e com a sensação de fracasso por não ter conseguido a casa dos sonhos, o iate magnífico, o carrão esportivo exclusivo etc.., pode-se considerar uma pessoa muito especial, pois você superou esta baboseira toda e hoje busca por ideais de vida direcionados aos verdadeiros valores: amor, retidão e realização pessoal por estar fazendo o bem ao próximo.

Voltemos então para a questão inicial, que é o futuro. Pois é, estou falando de valores pessoais e ideais consumistas em confronto com valores morais e espirituais para justamente questionar o que podemos esperar para o futuro. O que de fato vemos hoje é a transformação do planeta em uma gigantesca lata de lixo. Quando falo em lixo me refiro tanto aos resíduos sólidos, líquidos e gasosos derivados do nosso consumo, como também do lixo moral, das distorções de valores sociais, das aberrações religiosas e tudo o que vem sendo despejado como verdade e que vem orientando as pessoas em todo o planeta. O que esperar de um futuro onde a cada ano as pessoas dão mais valor ao parecer do que ao ser. É melhor parecer feliz do que de fato ser feliz. É melhor parecer ter posses do que de fato ter cultura, ideias, ideais e valores morais e éticos de fato.

Qual é o futuro das gerações que nasceram e foram criadas dentro dessa cultura? Acho que depende de nós que já vimos o que é realmente importante na vida disseminar valores morais e éticos dentro de uma vida saudável física e psiquicamente. Não podemos deixar o mundo sem apresentar propostas para um mundo que jamis será melhor do que já foi, mas que pelo menos possa ser igualmente habitável. Devemos mostrar que mato não é sujo, mas sim é um ambiente vivo. Que água não é lixeira, mas sim fonte de vida. Que tecnologia deve ser criada para facilitar nossa vida e não se tornar a finalidade de viver. Que o mundo, a natureza representa a nossa casa, que nós somos animais como qualquer outro e que se queremos chegar ao futuro devemos aceitar que somos parte deste mundo e que dependemos dele para viver. Que um papel de bala jogado no chão faz diferença sim.

Consciência, amor e humildade, esse deve ser o futuro. Vamos sempre lembrar que a felicidade vem do SER, nada mais é necessário além da escolha de SER FELIZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário