Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Facilidade para transporte, para guardar. colocar na água e tirar da água.

Vejo muitas discussões sobre a questão da facilidade de transporte da embarcação, mas a questão mais importante não é essa, e sim a utilidade da embarcação. Considerações podem e devem ser feitas a respeito do transporte das pequenas embarcações, mas sempre levando-se em conta a utilidade da embarcação a questão a ser feita é: Qual o tipo ideal de embarcação para atender a minha necessidade de navegar?
Partindo desta questão devemos colocar de forma clara as necessidades a serem supridas com a embarcação, depois fazer as considerações a respeito de tamanho e peso.

Premissas a serem consideradas:
1- Qual o tipo de navegação que pretendo fazer? Navegação a remo; a motor; a vela.
2- Qual a utilidade da embarcação? Pescaria; Lazer; Trabalho( carga, transporte de passageiros...).
3- Vou navegar sozinho, ou levarei a bordo outras pessoas? Quantas pessoas? Haverá mulheres e/ou crianças?
4- Vou navegar na companhia de amigos que estarão em seus próprios barcos? Se a resposta for sim, há necessidade de compatibilização do tipo e utilidade da embarcação, assim como desempenho e autonomia.
5- Onde posso guardar o barco? Para o local em que o barco poderá ser guardado considerar facilidade de colocar e retirar desse local.
6- Há necessidade de transporte para guardar ou para utilizar? O barco ficará no ponto onde será utilizado ou será guardado em outro local.
7- Quais as condições de transporte, colocação e retirada da água?

A ordem é essa, se for o inverso acontecem coisas como por exemplo comprar um bote inflável de brinquedo para passear com a família ou comprar uma prancha de surf para remar em pé. Parece exagero, mas não é, os enganos são muito mais frequentes do que se pensa. Um engano muito comum é a aquisição de um caiaque individual para remar com a família. Por outro lado também é muito comum as pessoas que tem mais recursos comprarem veleiros grandes e confortáveis, mas não conseguem utilizá-los porque não encontram pessoas para velejar com eles. De que adianta um barco ser leve e fácil de transportar se não atende às minhas necessidades de navegação? Ou o inverso: De que adianta eu ter um barco se não consigo colocá-lo na água ou navegar com ele?

Pensem nisso antes de adquirir sua embarcação. Quase todas as embarcações são realmente boas, desde que utilizadas para a finalidade que foram projetadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário