Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de março de 2014

Como trocar a GAXETA (Cordão) do eixo do barco.

Achei necessário publicar este artigo pois não encontrei muitas informações a respeito desta operação muito simples de ser realizada. O melhor artigo que eu encontrei foi no blog do Veleiro Refrega (http://veleirorefrega34.blogspot.com.br/2011/05/ajuste-na-gaxeta.html), de onde tirei a figura e a foto, mas não dá muitos detalhes da operação. Sendo assim resolvi fazer um passo a passo do processo. No meu caso fui trocar a Gaxeta (Cordão de Gaxeta Ensebado 1/8), do eixo de 1 1/2" da traineira Marola IV.
1- Não precisa tirar o barco da água ( se as peças estiverem em condições normais de uso ).
2- Não vai vazar uma enxurrada de água pelo eixo. Apenas vai aumentar o fluxo de gotejamento quando o porta gaxeta for aberto.
3- Solte as contra-porcas e depois afrouxe as porcas até serem retiradas liberando o porta-gaxeta. Remova a peça superior no sentido longitudinal do eixo abrindo o porta-gaxeta.
4- Retire os cordões velhos de dentro do porta-gaxeta. Aproveite e verifique o estado das peças quanto a corrosão e necessidade de limpeza.



5- O cordão novo vem inteiro e precisa ser cortado em anéis para ser colocado e funcionar como vedação. Não dá certo enrolar o cordão no eixo e enfiá-lo para dentro do porta-gaxeta, quando apertar vai vazar. A medida é feita enrolando-se o cordão no eixo e marcando o comprimento a ser cortado. Os cortes devem ser feitos em 45 graus de forma que possam ter as pontas sobrepostas. Dependendo do tamanho do eixo e do porta gaxeta serão necessários 3 ou 4 anéis. Os anéis serão colocados um a um com as emendas defasadas em 90 graus de um anel para o outro. Esse procedimento ajudará a vedar o fluxo de água.


6- Colocados os anéis de cordão no porta-gaxeta coloque a peça superior e aperte com a mão. Coloque as porcas e vá apertando até parar ou reduzir a quase nada o gotejamento pela gaxeta. Parado o fluxo de água desaperte as porcas até começar a pingar novamente. Verifique o intervalo dos pingos de acordo com o porte da sua embarcação, espessura do eixo, idade do equipamento e outras variantes. Uma dica é de uma gota para cada 30 segundos. No meu caso conseguimos um fluxo de uma gota a cada 16 segundos, achei bem razoável, pois vai levar mais de 30 horas para armar a bomba de porão.
7- Lembre-se que a gaxeta não pode ficar muito apertada de forma a gerar atrito entre a gaxeta e o eixo do barco, isso provocará desgaste prematuro do eixo. A água que pinga serve como lubrificante entre o eixo e as peças da gaxeta permitindo uma maior durabilidade do equipamento.
8- Se tiver dúvidas verifique se imediatamente após desengatar o eixo após algum tempo de deslocamento do barco não houve aquecimento no eixo próximo à gaxeta. Se estiver aquecendo é porque está apertado demais reveja os procedimentos.

13 comentários:

  1. Esses anéis não são engraxados...boa ideia.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Marcelo, ótimo artigo!

    ResponderExcluir
  3. Legal Marcelo, muito simples, mas tem que meter a mão.

    ResponderExcluir
  4. valeu meu querido muito bom valeu

    ResponderExcluir
  5. valeu meu querido muito bom valeu

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado, faltam artigos náuticos como este.

    ResponderExcluir
  7. Alguém pode me ajudar nisso pessoal?!
    Tenho um caiaque qu estou colocando motor elétrico dentro do casco, não sei como fazer o sistema pra atravessar o popa do casco com vedação contra água!
    Alguém me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  8. Ou se tiver alguém que saiba fazer e possamos negociar!
    Pretendo usar eixo de 10 mm!
    Fico muito grato por qualquer ajuda

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Marcelo me tira uma dúvida por favor, você coloca graxa ou não precisa?
    meu pai tem um barco e ele enche o compartimento de graxa junto com as gaxetas e fica uma lambança.

    ResponderExcluir
  11. Esse detalhe do corte à 45 graus é muito importante.
    Muito boa as informações !

    ResponderExcluir
  12. Realmente é difícil encontrar uma informação de qualidade na internet, tenho apenas uma dúvida, a gaxeta deve ser trocada a cada quantas horas de uso? Ou deve-se acompanhar e troca na medida que iniciar um vazamento maior....

    ResponderExcluir
  13. OBRIGADO PELA DICA .MEU AMIGO 🖒🖒

    ResponderExcluir