Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de março de 2012

Novo Leme do Catanoik

Ontem passei praticamente o dia inteiro confeccionando um novo leme para o catanoiak. Na verdade estou reaproveitando todas as peças de encaixe do leme anterior e refazendo apenas a parte que efetivamente serve como leme. O novo leme vai ficar bem maior que o anterior. Foi feito também em compensado naval e toda a modelagem da borda foi feita à mão com uma grosa e a parte superior usei lixa manual e uma lixa acoplada à furadeira, deu um trabalhão, assim vou acabar ficando forte. Comprei um verniz teoricamente melhor para estas condições de leme, caro para caramba, mas demora muito para secar, foram necessárias mais de 12 horas entre a primeira e segunda demão, haja paciência. Agora estou esperando a segunda demão secar, provavelmente só poderei testar o catanoiak com este novo leme na sexta-feira.


Esse é o conjunto do leme. A parte do meio é a "cabeça" do leme onde é fixada a cana de leme, a parte da direita é o "corpo" do leme onde é fixado na popa do barco, e a parte da esquerda é o leme propriamente dito, é parte que dá direção ao barco.


Esse é um leme bem carioca mesmo, reparem que o topo do novo leme ficou com um desenho parecido com o Pão de açúcar.


Eu coloquei o leme antigo (branco) ao lado do novo leme para termos uma noção do tanto que era pequeno e por isso praticamente não fez efeito adequado no barco. Esperamos agora que haja controle sobre o barco e que as cambagens sejam facilitadas. Alguns vão perguntar para que serve esse furo grande no leme,  isso é para ser preenchido com resina para ajudar a dar peso ao leme pois o compensado naval flutua, e nesses lemes pivotantes há necessidade de movimento livre do leme para que ao atingir o fundo o leme suba e não quebre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário