Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de março de 2012

Velejando no Catanoiak

Hoje o Catanoiak foi novamente para a água na lagoa de Maricá, depois de remo, motor e stand up, finalmente chegou a vez da vela. Este primeiro teste da vela foi realizado com um vento moderado desta tarde. Fomos eu e o Danilo, mais uma vez o Danilo estava lá ajudando no desenvolvimento e testes do Catanoiak (Valeu Danilo!). A vela aparentemente armou direito, no través consegui velejar e até desenvolver boa velocidade, mas na hora de cambar faltou o leme, é isso mesmo, o leme ficou muito pequeno o que praticamente impossibilitou a cambagem. Vou providenciar um leme maior e voltar a testar o Catanoiak com esta vela, pois com pouco leme não é possível saber como fica o desempenho da vela e muito menos do barco.

Aproveitamos a viagem para fazer os testes de virada do Catanoiak, com a grande estabilidade deste barco é difícil virá-lo mesmo com o mastro. Depois de virado se não tiver um flutuador no topo do mastro a tendência é emborcar de cabeça para baixo. Mas é claro que eu coloquei um flutuador no mastro, na foto dá para ver que tem um pedaço daqueles espaguetes de espuma amarrado no mastro. Este flutuador foi suficiente para manter o mastro flutuando, mas quando foi forçado para baixo não foi suficiente para trazer o mastro de volta para a superfície, o que indica a necessidade de aumentar a quantidade de flutuadores. Bom, feitas as considerações, segue que viramos o Catanoiak 3 vezes e desviramos para simular diversas condições e para nossa surpresa foi fácil desvirá-lo de qualquer maneira.


Terminando de ajustar o Catanoiak antes de partir para a velejada


Entrando no Catanoiak para iniciar a velejada


Velejando o Catanoiak. Até aí tudo legal, a direção do vento era favorável


Depois de um tempão tentando cambar, finalmente consegui mudar a direção do barco no sentido de retorno para o ponto de partida. Demorou bastante para conseguir retornar em função das manobras dificultadas pelo leme excessivamente pequeno e do vento contrário. Vamos voltar à oficina para corrigir o leme e retomar os testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário