Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A vela do Catanoiak

Ontem eu e o Danilo (Veleiro-K) fizemos a vela do Catanoiak. O Danilo forneceu o "know how" da confecção da vela sem costura de lona leve, e também ajudou a fazer colocando a mão na massa. Nos reunimos em minha casa e partimos para a confecção da vela. Depois de tudo definido e acertado para fazer uma buja, decidimos fazer uma mini genoa e o resultado é este das fotos abaixo. Faltaram alguns detalhes de moitão e cana de leme para colocar o barco na água. Acredito que hoje eu consiga terminar tudo para amanhã colocá-lo na água e testar a vela. Essa vela sem costura é realmente bem fácil de fazer e sai muito em conta, o que permite usar a criatividade pois é possível errar sem grandes prejuízos. Foi uma experiência legal e aprendi muito com o Danilo, por isso quero em público agradecê-lo mais uma vez pela grande ajuda que vem dando no desenvolvimento do catanoiak.


Catanoiak com a vela armada, reparem que o mastro está localizado à ré do casco.



A vela é uma pequena genoa com cerca de 4 m2 de área vélica. Acreditamos que essa área vélica será suficiente para impulsionar o catanoiak com ventos fracos e moderados.


Nesta foto estou mostrando o detalhe do mastro em arco do catanoiak, uma inovação idealizada pelo Mário da BRNáutica, foi feito assim para não atrapalhar o espaço do convés. O mastro tem 3,8m de altura e está posicionado à ré do casco e fixado nos bordos pelo lado interno e sustentado por três estais, sendo um de proa (onde se apóia a vela) e dois de popa. Quando colocá-lo na água vamos ver o resultado disso tudo, daí publicarei mais detalhes.



Um comentário:

  1. Está ficando bacana... o mastro você fez com alumínio? Qual o tamanho? E qual a espessura da parede do cano?

    ResponderExcluir