Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ontem no almoço um amigo me perguntou, por curiosidade, qual seria o melhor barco. Prontamente respondi: O melhor barco é aquele que vai lhe ser útil, e que de fato você irá usar. Ele ficou meio frustrado com a resposta e refinou a pergunta se não existe uma marca ou modelo que seja melhor que outro. Daí eu parti para uma explicação, que na época que eu trabalhava com Recursos Humanos, nós dávamos em um treinamento de qualidade total.
Basicamente o que fazíamos era mostrar a foto de uma linda Ferrari novinha e de um Jipe já bem ruído. Em seguida perguntávamos qual era melhor. Obviamente todos apontavam a Ferrari. Em seguida mostrávamos uma foto de uma estrada de terra toda esburacada e erodida com trechos de lama, e tornávamos a perguntar, qual carro é melhor sendo que a estrada que tem que ser percorrida todos os dias é esta da foto. Obviamente a resposta agora mudou para o Jipe.
Esse exemplo se aplica bem à realidade dos barcos. Não existe perfeição, o que existe é adequação às necessidades e ao uso. Um bom barco é aquele que é útil. Não adianta ter uma enorme e veloz lancha de luxo com ótimos motores potentes se você não dispuser de tempo para usá-la e dinheiro para dar manutenção apropriada e abastecê-la adequadamente. Vai acabar se tornando uma enorme fonte de problemas. Da mesma forma não adianta ter um caiaque individual se você pretende navegar com a família.
Claro que são exemplos extremados mas que entre o excesso e a falta existe uma infinidade de possibilidades.
O Danilo sempre usa uma máxima náutica que diz: "Quanto menor a sua embarcação maior é a sua satisfação."
Faz todo o sentido, pois se você conseguir o menor barco apropriado a sua necessidade, certamente você terá otimizado todos os fatores envolvidos na aquisição, manutenção e utilização. Certamente a soma de tudo significará uma enorme sensação de adequação e isso lhe trará muita satisfação.
Toda essa explicação é somente para mostrar que as micro embarcações ou embarcações miúdas como trata a Marinha, em se tratando de recreação são as que trazem maior satisfação aos seus usuários. Em especial as embarcações de utilização individual como caiaques, botes, pranchas e canoas, dada à dificuldade, na vida moderna, de adequação de folga e mesmo afinidade de casais ou pais e filhos para juntarem-se para navegar. Normalmente as pessoas que gostam de navegar acabam por ter que fazer isso sozinhas e as embarcações individuais ou muito pequenas, permitem isso.
Acredito que o custo baixo na aquisição, a baixa necessidade e pouco custo de manutenção, a facilidade de se fazer adaptações, a facilidade de transporte e acondicionamento, a grande possibilidade e simplicidade de utilização, são juntos os fatores que vem impulsionando o mercado deste tipo de embarcação no Brasil.
Finalmente estamos podendo ver a população partindo para a água em um país riquíssimo em litoral, rios, lagos, lagoas e represas.

3 comentários:

  1. Marcelo! Que texto excelente! ADEQUADO! Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. A citação: "Quanto menor a sua embarcação maior é a sua satisfação". É do Danilo a cima?
    Estou morando em Natal-RN a 1 ano, e passei um bom tempo pensando em comprar um caiaque, para pescar e velejar, mas como tenho 2 filhas pequenas ia ser chato para elas ficarem só olhando, pesquisando na Net achei o projeto de um pequeno dingue e estou construindo ele dês do inicio do ano, e é uma satisfação vê-lo ficar pronto com a ajuda das minhas filhas.
    Concordo plenamente com voce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Danilo usa muito esta citação, mas não é dele. Eu não me recordo de quem é. Tornar real um projeto e depois vê-lo funcionando é uma enorme satisfação. Dá a sensação de dever cumprido. Boa sorte com seu dingue, espero que seja um um sucesso e atinja todas as suas expectativas.

      Excluir