Total de visualizações de página

sábado, 11 de agosto de 2012

Mutirão na praia vermelha - RJ

Hoje, 11/08/2012, participei do mutirão para educação ambiental na praia vermelha, bairro da Urca, na cidade do Rio de Janeiro. Eu participei como voluntário e fiquei na tenda do Projeto Grael (www.projetograel.org.br) no auxílio da oficina de nós, onde foram ensinados para os participantes vários tipos de nó. Também tinha uma exposição de fotos para conscientização das pessoas para os efeitos do lixo nas águas e para a vida marinha. O Vinícius Palermo foi quem organizou a tenda e as atividades do Projeto Grael. Tinham várias tendas com oficinas de reutilização de materiais e conscientização ambiental. Também foram realizadas atividades de pesquisa junto a população e frequentadores da praia, coleta de lixo na areia da praia, coleta de lixo no mar e na ilha em frente à praia feita pelo pessoal da canoagem, coleta de lixo no fundo do mar feita por mergulhadores do Sea Shepherd. Foram coletadas algumas centenas de quilos de lixo pelos voluntários. Um detalhe, a água estava bastante turva e tinha pouca visibilidade, mas mesmo assim os mergulhadores conseguiram tirar do fundo uma quantidade enorme de velas de ignição veicular, redes, linhas de pesca e pilhas, além de sacos plásticos e outros tipos de lixo. Foi muito bom participar e ver que existem várias pessoas engajadas na preservação do ambiente e na conscientização da população.

Uma frase de um dos membros do Sea Shepherd:

"Dizem que os brasileiros adoram praia. Eu não acredito, é só olhar ao redor e ver quanto lixo está na praia."

Quem gosta não destrói e preserva para poder usar sempre.

Algumas fotos que tirei do evento.











































2 comentários:

  1. Fica aqui o convite para uma ação semelhante que irá ocorrer no Paredão da Urca no próximo dia 26, quando por volta de 100 mergulhadores irão fazer também uma limpeza da orla da Urca.

    Além disso, estão previstas outras atividades para o público que fica em terra: Exposição de foto sub, de quadros pintados pelos membros da associação de artistas deficientes que pintam com a boca ou pés, arrecadação de alimentos para doação, sorteio de cursos de mergulho, workshops e mais...

    http://www.barracuda.com.br/site/

    ResponderExcluir