Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A importância da náutica para o turismo.

Lendo matérias a respeito do turismo náutico e seus impactos, encontrei dados que mostram a preocupação do governo em tornar o turismo náutico uma realidade brasileira. Obviamente em um governo desorganizado e muito burocrático as coisas não acontecem em uma velocidade razoável a ponto de se poder verificar resultados. As ações quando chegam a ocorrer são pontuais e setorizadas, mas já podemos ver que existe a preocupação com este setor, ou seja, existem portas abertas e caminhos a serem percorridos. Cabe agora aos setores interessados se organizarem, colocarem as experiências e ideias em debate e rapidamente formular planos e propostas concretas e viáveis.
Nosso papel, como integrantes da sociedade e como praticantes da vela popular, é criar oportunidades para o desenvolvimento deste setor que hoje aparece com um grande potencial a ser explorado em nosso país. Devemos mostrar que não basta entupir de turistas nossas lindas paisagens litorâneas e nem criar enormes empreendimentos imobiliários e gigantescos resorts em áreas de natureza exuberante, essa prática tem se mostrado predatória e altamente danosa a longo prazo. Deve existir preocupação para implementação de atividades sustentáveis que geram empregos e renda em escala local, mas trazem benefícios permanentes e desenvolvimento de longo prazo. A criação e implementação da infraestrutura deve ser planejada e pensada para longo prazo em harmonia com o ambiente e com a necessidade local. Aliás, a infraestrutura é um aspecto muito importante e essencial no desenvolvimento do turismo.
Um exemplo onde a total falta de sintonia do governo com a necessidade de infraestrutura a ser implementada causou um enorme prejuízo aos cofres públicos e à população local foi a implementação do calçadão ao redor da lagoa de Maricá. Parte da lagoa foi cercada por uma longa calçada estreita que vai do nada a lugar nenhum, ladeada por uma via estreita de paralelepípedo para circulação de veículos, não há lugar para estacionamentos e nem pontos de acesso à lagoa, ou seja, afastou os usuários e os turistas. Uma pequena pousada da região, um bar e um restaurante que antes da infraestrutura desastrosa estavam em expansão, hoje estão entregues às moscas e baratas, pois somente o bar ainda sobrevive, mas em condições bastante precárias.
Nós, cidadãos, devemos tomar a iniciativa para o progresso sustentável e útil aos próprios brasileiros. Devemos tomar parte das decisões fazendo propostas e votando em pessoas que se comprometam com essas propostas.
Fica a sugestão para uma discussão. Abaixo apresento dois links governamentais que apresentam alguns dados para pensarmos.


MERCADO NÁUTICO - A NOVA ABERTURA DOS PORTOS BRASILEIROS
http://www.meioambiente.ba.gov.br/gercom/apresentacao_mercado_nautico.pdf


TIPOS DE TURISMO - TURISMO NÁUTICO
http://www.brasil.gov.br/sobre/turismo/tipos-de-turismo/nautico


Nenhum comentário:

Postar um comentário