Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Final de semana dedicado à vela

SÁBADO

No sábado, dia 10/11/2012, eu, Karla e Danilo (www.veleirok.blogspot.com) fomos visitar o Festival de Vela 2012, realizado no período de 8 a 11 de novembro de 2012 no Clube Naval Charitas, em Niterói - RJ. O evento tem por finalidade "Promover a aproximação do público a uma prática esportiva sustentável", segundo consta no site do evento: http://www.festivaldevela2012.com.br. Temos que tirar o chapéu para a tentativa heróica da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro - FEVERJ em promover a vela no Brasil. O evento refletiu bem o mercado brasileiro de vela, pequeno e pouco interessante. Acredito que a visão pouco abrangente do potencial do mercado de vela pelas federações e iate clubes sejam a causa da pequena expressividade do evento. Existe ainda uma segmentação elitista no mundo do iatismo, onde tudo é direcionado a quem já participa deste mundo, e principalmente para quem pratica o esporte no único intuito de participar de competições. Como cada vez menos gente participa deste mundo, cada vez o mercado fica menor. Há que se romper com esta visão e ampliar horizontes para abranger as pessoas comuns que querem se divertir, tem renda limitada e gostam da companhia da família. É da prática do iatismo em um ambiente de convívio em família que surgiram grandes iatistas em todo o mundo. É aprendendo a velejar em família que as crianças crescem apaixonadas pelo esporte, e em meio a milhares de apaixonados surgirão grandes iatistas, é assim em qualquer esporte.

Eu e o Danilo em meio aos estandes


Eu e o Danilo ao lado dos estandes


Karla junto ao pier do Clube Naval Charitas ao lado dos estandes

DOMINGO

No domingo, dia 11/11/2012,  eu, Karla, Danilo, Nívea, Ronald, Renato e Rafael, fomos à Lagoa de Maricá, para mais uma velejada. O destaque deste domingo foi a presença do meu amigo Ronald Bandeira, juntamente com seus filhos Renato e Rafael para um teste drive no caiaque a vela. Um detalhe, o Ronald nunca tinha velejado antes. O vento estava fraco, ideal para quem quer aprender a velejar. Apresentei o meu caiaque duplo da HidroglassRio (www.hidroglassrio.blogspot.com) e dei algumas explicações sobre o seu funcionamento. Colocamos o caiaque na água e eu comandei o caiaque dando explicações simples e básicas sobre como velejar e como conduzir a embarcação. Retornamos à margem onde desembarquei passando o comando para o Ronald, seu filho Renato assumiu o posto de passageiro. Saíram para uma velejada assistida por mim que os estava acompanhando do CATANOIAK com motor. Dei mais algumas instruções e segui apenas acompanhando. Ronald conseguiu velejar de forma surpreendente, realizando as manobras com confiança e segurança. Ficaram encantados em velejar e muito entusiasmados com o desempenho do caiaque a vela em vento fraco. Acredito que em breve teremos novos praticantes da vela em caiaque. O caiaque duplo da HidroglassRio está se mostrando um ótimo barco escola, proporcionando simplicidade, segurança e manobrabilidade, além de um bom desempenho.
Outro destaque foi a Nívea velejando no caiaque Romanok, em uma nova configuração. Parabéns para a Nívea que a cada velejada ganha mais confiança e mostra evolução na técnica de velejar.
Na companhia do Danilo, eu aproveitei para velejar o meu caiaque monocasco simples, o "amarelinho", também da HidroglassRio. que havia lagum tempo que não ia para a água e eu já estava com saudades dessa velejada mais "emocionante". Dia 18 haverá novo encontro na Lagoa de Maricá.

Nívea velejando o Romanok

Eu e o Ronald retornando da velejada de instrução

Eu e o Ronald retornando da velejada de instrução

Eu velejando o "amarelinho"

Eu, o Ronald e o Rafinha saindo para um passeio no CATANOIAK

Nenhum comentário:

Postar um comentário