Total de visualizações de página

sábado, 17 de novembro de 2012

Quanto menor a bagagem mais leve é a viagem!

A partir do tema "Quanto menor a bagagem mais leve é a viagem!", em uma dinâmica de estudo sobre religiosidade, foram emitidas diversas opiniões, mas a conclusão é apenas uma: Quanto menos apego ao material, mais agradável é a vida, mais próximo da essência da vida podemos chegar. Esse tema me remeteu imediatamente ao caiaque a vela, pequeno, leve e simples, traz em si a essência do velejar.

A essência da vela é a integração e harmonia com a natureza. É com esse espírito que o velejador deve encarar a vela. O desapego é muito importante para conseguir a integração do ser humano com os elementos água e ar.  A simplicidade facilita essa integração permitindo ao velejador experimentar todas as sensações interagindo com a água e com o ar e seus movimentos.

A integração da pessoa com sigo mesma também é muito importante ao velejar. Da autodeterminação e disciplina pode-se partir para o autoconhecimento e autodesenvolvimento. É assim, vamos amadurecendo a cada experiência, e quanto mais nos conhecemos mais nos libertamos para relacionamentos verdadeiros. Relacionamentos com pessoas, com os animais, com a natureza, com a nossa vida.

Um comentário: