Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Conjunto moitão com mordedor para escota do caiaque

Velejando com o meu caiaque, logo no início eu senti a necessidade de poder liberar uma das mãos. Quando estamos velejando no caiaque, ficamos com uma das mãos no controle do leme e a outra no controle da escota da vela, como só temos duas mãos fica complicado realizar qualquer outra operação sem que o caiaque perca o controle. Inicialmente procurei no mercado um conjunto de moitão e mordedor de escota pronto, mas além de muitíssimo caros, os conjuntos disponíveis são grandes e inadequados à forma de fixação no caiaque.  Sendo assim eu fiz um conjuntinho de moitão com mordedor para o cabo da escota, assim como é nos veleiros. Aproveitei um moitão pequeno e um mordedor pequeno juntando em um pedaço de cantoneira de alumínio cortada em tamanho suficiente para abrigar o mordedor. Fiz os furos na cantoneira com furadeira hobby comum e brocas de aço rápido. Os parafusos porcas e arruelas são de aço inox comprados em casa de parafuso. Utilizei uma alça de fixação genérica de aço inox dobrando-a de forma a unir os dois furos, passei a alça pela argola do moitão e parafusei a alça dobrada nas costas da cantoneira de forma que o moitão ficasse para cima do mordedor. Na outra face da cantoneira fixei com dois parafusos o mordedor formando o conjunto das fotos abaixo. Fiz mais dois furos (que podem ser substituídos por um único furo) na parte inferior da cantoneira para que pudesse usar cabos de amarração para fixar na alça da escota do caiaque.












5 comentários:

  1. REALMENTE, SIMPLES E FUNCIONAL. VOU GARDAR O ARTIGO. OBRIGADO POR COMPARTILHAR SUAS EXPERIÊNCIAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa publicação foi uma sugestão do Danilo que também gostou muito da solução quando velejou no meu caiaque e achou que seria interessante compartilhar com os amigos. Espero que seja útil.

      Excluir
  2. Sera que a fixação no caiaque é suficiente (2 rebite pop) deveria segurar pelo menos 200 Kgf.
    Boa sorte. Na rajada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está funcionando lá há um ano e meio, e já tive experiências com ventos de mais de 20 nós e rajadas bastante fortes. Nos ventos fortes é muito difícil velejar com caiaque pois as ondas crescem muito e o caiaque acaba ficando muito instável. Mesmo com vela reduzida é difícil e desconfortável. A fixação de rebite pop na fibra de vidro aguenta um esforço bastante grande, essa solução já é do próprio fabricante e surpreendentemente funciona muito bem. Na verdade eu também não acreditava que essa alcinha com dois rebites pop fosse suportar os esforços de tração, mas já me convenci. A tua observação foi muito importante pois acredito que boa parte das pessoas pensou da mesma forma. Grande abraço.

      Excluir
  3. olá bacana a solução onde consigo comprar duas peças dessas (podem ser usadas ) aproveito e pergunto se sabes onde encontro mordedores para cabos de 4mm a 7 mm (podem ser usados)
    Desde já agradeço pela atenção
    forte abraço e bons ventos sempre !!!
    Cadu

    ResponderExcluir