Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Continuando a desenvolver o catanoiak

Depois de algum tempo somente curtindo o catanoiak, retornamos ao trabalho de desenvolvimento. Nesse momento estamos fazendo um suporte para colocar um mastro de proa sem a utilização de estais. Formas de colocação existem muitas, mas o desafio foi encontrar uma que de alguma forma não descaracterizasse a estética do catanoiak e ficasse uma coisa muito estranha sobre o convés. Trabalhado este conceito chegamos à conclusão de que uma espécie de cabine não alteraria demais a estética do catanoiak e assim foi feito. inicialmente desenhos no computador e papel até achar uma forma que produzisse o efeito estético desejado e também o suporte necessário ao mastro. O mastro a ser utilizado será o mesmo do caiaque duplo hidroglass que eu já tenho. Agora estamos na fase de construção do suporte. Fora a falta de habilidade para executar a tarefa, também enfrentamos a falta de ferramentas apropriadas, mas nada disso impede que seja feito, e está sendo feito.

Como se trata de uma experiência, decidimos utilizar o máximo possível de materiais que já temos. O compensado é o mesmo utilizado para fazer o leme. Inclusive já utilizamos várias partes desse compensado para fazer enfeites para nossa casa. As ferramentas são as de casa mesmo. A mão-de-obra, essa é altamente especializada em outras coisas, eu mesmo. Estamos utilizando compensado, teoricamente naval de 12mm, cola epoxi, serragem, pregos comuns e parafusos de aço inox.

Algumas fotos dos nossos artesanatos feitos a partir do reaproveitamento das sobras de compensado do leme do catanoiak:


Painel pintado (1,60m x 1,10m)


Sol para enfeitar a parede do jardinzinho da varanda da cozinha.


Barquinho que está enfeitando a parede da pia da churrasqueira. Esse barquinho foi feito a partir da sobra do corte do sol. O jipinho foi comprado no bazar Raito de Sol, em Brasília, no natal de 2011. 

Vamos ao que interessa, o início da construção do suporte de mastro:

Fotos tiradas em 21/06/2012 - O encaixe das peças no compensado que restou foi um bom quebra-cabeça.

Riscada cada peça iniciamos os cortes. 





 Montando as peças para verificar os tamanhos e posições


Todas as peças já cortadas, a régua tem 30 cm.

Fotos tiradas hoje, 22/06/2012 - Colando pregando e parafusando as peças de compensado.












2 comentários:

  1. Catanoiak cabinado? Gostei!!!! Vamos acompanhar todo o processo e torcer para que fique conforme deseja. Parabéns por mais essa iniciativa!!!!

    ResponderExcluir
  2. Lembrando um pouco, o cavalete usado nas jangadas do nordeste, pode servir de inspiração pra outro modelo!

    ResponderExcluir