Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

C A T A N O I A K

Bom finalmente resolvi publicar! Esse é o Catanoiak, uma invenção minha. Trata-se de um protótipo em desenvolvimento.








 O conceito do Catanoiak surgiu a partir de várias observações em canoas e caiaques. Os caiaques estreitos e longos são ótimos para remar mas não são tão ágeis em manobras e curvas, são normalmente os caiaques oceânicos. Já os caiques de fundo chato podem ser curtos porém são péssimos para remar mas são ótimos em manobras e curvas rápidas, normalmente são utilizados para corredeiras. Mas sempre falta alguma coisa. Para serem estáveis os caiques precisam ser largos, ou seja, quanto mais largos mais estáveis, mas aí ficam muito pesados para remar.
Quando colocamos mastros e velas nos caiques nos deparamos com um problema enorme de estabilidade, qualquer vento mais forte os caiaques viram. A solução encontrada foi adaptar os estabilizadores laterais ou flutuadores laterais. Estes flutuadores transformam os caiaques em trimarans com grande estabilidade lateral, mas aí ficam muito largos.
Para a pesca a necessidade fica por conta da quantidade de material a ser carregada, coisa que em muitos caiaques fica difícil. Para a pesca foi desenvolvida uma grande variedade de caiaques comerciais de fibra-de-vidro ou plástico, que sempre remontam aos mesmos problemas acima mencionados.
Daí surgiu uma ideia, o catanoiak. Em 2010 esta ideia veio à minha cabeça e foi acalentada com muito carinho. Eu pretendia juntar a maior quantidade de benefícios disponíveis em várias categorias de embarcações. A facilidade de remar de um caiaque, a grande estabilidade de um catamaran e o espaço de carga de uma canoa. Sendo assim fui pesquisar o que já existe e finalmente juntando tudo surgiu o catanoiak. Um casco assimétrico em forma de W.
No final de 2011 eu parti para a execussão deste projeto meio maluco. Havia necessidade de uma pessoa que passasse a minha ideia para um projeto real de embarcação e outra pessoa que executasse este projeto. Mais uma vez parti para a ação e busquei diversas fontes possíveis, mas a maioria dos projetistas simplesmente ignora as pequenas embarcações, estão apenas interessados nos grandes iates de luxo, o que é uma pena. Mas finalmente encontrei uma pessoa que felizmente combinou a capacidade de projetar com a possibilidade de executar. Foi o Mário da BR Nautica (www.brnautica.com.br), que fica em Praia Grande-SP.
Em novembro de 2011 comecei a discutir o projeto com o Mário, via Skype e e-mail, surgiu então o primeiro desenho do que realmente seria o catanoiak. Com o projeto feito, havia a necessidade de nos encontrarmos para acertar detalhes e nivelar as espectativas com relação à execução do projeto. Nesta fase não foi possível nos encontrarmos, mas ficou tudo acertado via internet mesmo e iniciou-se a execução do projeto. No início de dezembro de 2011 me desloquei de São Gonçalo – RJ para Praia Grande – SP para encontrar o Mário e discutir alguns detalhes do projeto, foi um encontro bastante proveitoso e fiquei feliz em conhecer o Mário e ver que ele é muito criativo, experiente e bem animado com o trabalho. Nesta fase o casco já estava sendo feito e foi legal acompanhar a construção. O material utilizado na construção foi compensado naval e madeira com revestimento em resina epoxi, tem uma camada de fibra resinada com epoxi na parede externa para aumentar a resistência e dar melhor acabamento.
Em fevereiro de 2012 finalmente o barco ficou pronto. No dia 08 de feveiro de 2012 colocamos o catanoiak na água para testarmos suas características náuticas. O resultado foi bastante promissor, apesar do casco ter ficado pesado para a categoria, ficou fácil de remar e com boa manobrabilidade, a estabilidade ficou melhor do que eu esperava. Coloquei um motor elétrico na popa com uma bateria de 60Ah e testei o desempenho, ficou bem legal. No dia seguinte concluímos a execução do leme e do mastro.
No dia 10 de fevereiro de 2012 retornei para casa já com o catanoiak no reboque. Nos próximos dias ficarei por conta do desenvolvimento da vela e farei mais alguns testes nas lagoas próximas daqui.

OBS.: São poucas fotos não é por má vontade é que a minha internet é da vivo e é muuuuuuito lenta mesmo, sendo assim leva cerca de 10 minutos para postar uma única foto.

4 comentários:

  1. Olá Marcelo, imagino como voce está se sentindo vendo seu projeto realizado, esta emoção acontece comigo todas as vezes que desmoldo uma peça nova, mesmo sendo repetitivo. É como um filho que acabara de nascer, e este projeto mesmo tendo nome com sotaque japones (CATANOIAK) e brasileirissimo, e todos nós devemos orgulharmos em ter voce como amigo e parceiro. Agora é testar, avaliar e tocar o barco, como se diz na giria. Bons ventos. GENILSON.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Marcelo! Um sonho realizado é melhor que ganhar na loteria! Agora, vamos a vela, que estou ficando ansioso também!

    ResponderExcluir
  3. Ficou bacana, quem sabe se tivesse um apoio para as costas, aumentaria o conforto do remador.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, toda sugestão é muito bem vinda, afinal estamos em fase de desenvolvimento e é assim mesmo, uns focam o desempenho, outros o conforto, outros a praticidade etc.. De opinião em opinião vamos evoluindo até chegar a um modelo mais aperfeiçoado.

      Excluir